Antes de trocar os pneus do seu veículo… Entenda mais sobre eles!
Para muitas pessoas os pneus de carro estão associados apenas ao visual ou são simplesmente os “pés” do veículo. Mas, você sabia que eles são muito mais uma questão de segurança? Isso mesmo: fazer a manutenção e a troca dos pneus quando necessário evitará acidentes, transtornos e multas ao motorista. Além disso, você andará em um veículo muito mais seguro e prevenido contra acidentes.
Para aumentar o tempo de vida do seu pneu alguns procedimentos devem ser feitos:
Rodízio: ele serve para compensar a diferença de desgaste entre os pneus, possibilitando maior estabilidade e deve ser feito após 5.000km rodados, ou antes caso você note um desgaste irregular.
Balanceamento: outro procedimento que deve ser realizado (e que algumas pessoas só lembram antes de pegar a estrada) é o balanceamento, que serve para alcançar o equilíbrio do conjunto pneu/roda através de contra-pesos. Lembramos dele antes de viajar, pois o desbalanceamento provoca desconforto ao dirigir, perda de estabilidade e de tração, dificuldade de manter o carro na trajetória e vibrações constantes no volante e, geralmente, garantimos uma maior segurança antes de viajar, por isso lembramos dele (o que é errado, pois devemos sempre pensar na segurança!). Ele deve ser feito, no máximo, a cada 5.000km rodados.
Alinhamento: serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Após realizar o alinhamento, a direção ficará mais macia e o controle da direção será mais fácil. Deve ser feito em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo ou pelo menos a cada 5.000 quilômetros.
TIPOS:
Uma dúvida constante dos motoristas envolve qual o tipo de pneu indicado para cada automóvel. Não basta apenas combinar com o carro, ele deve ser funcional e seguro.
Existem os de uso on-road (predominante em asfalto), off-road (de utilização em estradas de terra e lama) e misto (ideal para os dois solos). Portanto, se você é adepto de trilhas, escolha um off-road. Mas se você tem uma vida urbana e passa algumas horas no trânsito da cidade grande, escolha um on-road. Você também deve se atentar se o pneu é:
Assimétrico: concilia exigências opostas – em pisos secos, quanto mais borracha em contato com o solo, maior a aderência. E em pisos molhados o pneu é mais resistente à aquaplanagem.
Run-on-flat: essa tecnologia garante um alto nível de segurança em caso de furo ou impacto severo – ele é bem resistente.
High performance: possuem desempenho superior e suportam altas velocidades e temperaturas.
O tipo de pneu que você escolher para o seu carro é determinante para a segurança, durabilidade e confortabilidade do automóvel.