Romavil Auto Center: Sustentabilidade Romavil Auto Center

Sustentabilidade Romavil Auto Center

Nós nos preocupamos com o futuro do Meio Ambiente.

Quem não conhece a célebre frase de O Pequeno Príncipe:
“Tu és responsável por aquilo que cativas (Antoine de Saint-Exupéry, 1943)”.
Parafraseando para os tempos atuais poderíamos dizer: “A empresa é responsável por aquele que nela trabalha”, ou para ser ainda mais atual: “A empresa é responsável por aquele que nela trabalha e pelos impactos sociais e ambientais sobre a comunidade onde se insere”.
Nós nos preocupamos com os impactos gerados pela existência de nossa empresa  e com o futuro do Meio Ambiente para as próximas gerações.
Para assegurar o mínimo possível esse impacto adotamos procedimentos rotineiros, implantados, divulgados e incentivados aos colaboradores e clientes a adotarem os mesmos procedimentos.
Dentre os procedimentos adotados destacamos a separação e classificação de todos os resíduos contaminados que sobram da reparação dos veículos, ou seja: estopas, embalagens de óleo, filtros, papelão, plástico, e pagamos a coleta ambiental a um coletor autorizado pela SEMA (Secretaria do Estado do Meio Ambiente), para que os mesmos sejam destinados a reciclagem. Os pneus usados são levados a um ecoponto, onde a Prefeitura encaminha pra reciclagem, através de uma associação que cobra por cada unidade coletada. Possuímos máquina lavadora de peças, que reutiliza o solvente, diminuindo assim a quantidade de descarte do produto e aumentando a economia de uso de insumos.
Por exigências legais e para adquirir a Certificação Ambiental, foi necessário investir em um projeto ambiental, onde foram criadas caixas decantadoras que retém o óleo na água, para que toda a água usada na empresa passe por um processo de limpeza, tirando todo o óleo que possa contaminar o meio ambiente, levando assim, somente a água ao esgoto. As estopas usadas na limpeza de peças são separadas em tambores por grau de sujeira, oportunando o reaproveitamento das menos sujas em outros processos, provocando uma porcentagem de economia a empresa.
O óleo queimado é armazenado em tambores com caixa de contenção e vendido a empresas autorizadas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) que coletam e o reciclam.
As peças usadas, retiradas da manutenção dos veículos, são acondicionadas em tambores e vendidas para empresas de ferro velho, que as reciclam.

 

*Todo lixo CONTAMINADO produzido na Empresa é separado, classificado e armazenado para coleta Ambiental.

slide3

 

*O lixo NÃO CONTAMINADO é separado e entregue a Cooperativa de Catadores de Rondonópolis – COPERCICLA.

coleta-lixo-page-001recicla

 

*Reaproveitamento de sucata/descarte.
Para incentivar o reaproveitamento de materiais de descarte foram criados espaços: Pneu usado para plantas: Espaço Verde Romavil, mesa com um tambor de óleo usado: Espaço da Leitura e Conhecimento Romavil, Pneus usados: Brinquedoteca, espaço reservado as crianças que acompanham seus pais, entre outros…

slide7

 

*Uso consciente de Copos Descartáveis.
Toda a equipe Romavil Auto Center se conscientizou com o lixo produzido na Empresa. Preocupados com o impacto Ambiental que o uso de copos descartáveis de polietileno provoca criamos a Campanha Romavil: Adote um Copo ou uma Xícara. Sendo assim cada membro possui seu copo de água e xícara de café individual. Com isso diminuiu o uso em média de 50 á 70 copos por dia.

2017

apresentacao1

 

 

*Estante projetada para reaproveitamento (gotas) de óleo novo não contaminado.

estante

 

 

*Selo do projeto OFICINA VERDE (Renovado a cada dois anos).

selo

 

*Caixas S.A.A. – Separadoras de Água e Areia  e  Caixa S.A.O. – Separadora de Água e Óleo.

Palestra - Seminsreário de Sustentabilidade Tocantins

 

*Reaproveitamento de estopas usadas por grau de sujeira.

Palestra - Seminário de Sustentablilidade Tocantins

 

*Armazenagem para coleta de Óleo Queimado na Caixa para Contenção de Óleo.

 slide4 

 

*Troca de Óleo Inteligente – Evita o descarte das embalagens com resíduos contaminantes.

Palestra - Seminário de Susthentabilidade Tocantins           

                                                                                                                                                                       

 *Máquina para lavar peças com reaproveitamento de produto.

slide1     

     

 *Diminuição do uso de Papel.
Com o desafio de diminuir o uso de papel impresso, evitando desperdício e impacto ao Meio Ambiente adotamos algumas regras, as quais diminuíram o uso em cerca de 20% a 30%.
– Para impressão da Ordem de Serviço usa-se apenas meia página, sendo que esse material já é cortado ao meio antes do uso.
– Reaproveitamento de papel, já usados, para cópias que não necessitam de arquivos. Ex: Comunicação interna, conferência de planilhas, arquivo informal, etc.
– Faturamento enviado por e-mail, evitando cópia de ordem de Serviço, Notas Fiscais e Boletos.
– Documentos enviados para contabilidade via e-mail, digitalizados e não impressos.

 

*Campanhas de economia e  uso consciente dos recursos naturais/ambientais (Ciência Energética).
Pensando na economia de gastos oriundos de nossa existência na comunidade, investimos em algumas ações para aumentar a eficiência energética, abrimos as laterais e parte dos fundos da estrutura do prédio, mudamos o painel frontal, gerando assim mais luminosidade e maior ventilação, diminuindo o uso de ventiladores e lâmpadas. Trocamos todas as lâmpadas com reator elétrico por lâmpadas frias, eletrônicas. Substituímos uma bomba d’água com motor ¾ por uma mais moderna e econômica, com jato de alta pressão, usada para lavagem de peças e do piso da oficina. Substituímos os equipamentos de alinhamento convencional por um computadorizado eletrônico, diminuindo tempo de uso de 25 a 30 minutos para 15 a 20 minutos. O mesmo também com o equipamento de balanceamento, melhorando o tempo de uso de 35 segundos para 7 segundos por roda. Com essas mudanças e pequenos investimentos conseguimos uma economia de energia elétrica em torno de 20 a 25%. E no consumo de água conseguimos uma redução de 30%. Estrategicamente esse investimento retorna a empresa.

energia

 

*Espaço Verde Romavil Auto Center.

slide5

 

*Destaque Nacional em Sustentabilidade SEBRAE.

boas-praticas

 

*Palestras mostrando os resultados das práticas adotadas.

palestras

 

 Por meio de objetivos viáveis economicamente e socialmente, com uma metodologia participativa, toda a equipe aprendeu que cuidando do meio ambiente, selecionando e separando devidamente todos os resíduos gerados e agindo com economia poderiam ter lucros vendendo alguns desses produtos.
O resultado da venda desses resíduos e economia no uso de insumos consegue pagar o custo com despesas das empresas de coleta e o restante é aplicado para o próprio colaborador, de maneira a incentivá-lo nessa pratica. Tendo como benefícios: café da manhã nos sábados, festinhas comemorativas de aniversários, compra de brindes sorteados na festa de encerramento do ano, entre outros mimos.
Idealiza-se que esses projetos e ações sejam constantes, atendendo as necessidades da sociedade, sendo rotineiras e ao mesmo tempo tornando a empresa mais resistente as transformações constantes do mercado, agregando valores por meio dessas iniciativas, incentivando a prática da cultura de inovação, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores, clientes e sociedade.
SustentabilidadePalavra que está na cabeça de quem se preocupa com o meio ambiente e com o futuro do planeta. Aqui na Romavil Auto Center a responsabilidade Ambiental faz parte do nosso dia a dia. Trabalhamos hoje para garantir o futuro sustentável das próximas gerações.

Nós estamos fazendo a nossa parte, e você?

Oficina verde11




Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com